Filmes

Filme

Descrição

Monstros Cia

Monstros Cia

 conta a história de uma cidade chamada Monstropólis, onde a principal fonte de energia é gerada na fábrica Monstros S.A. O cenário principal e a maior parte das cenas se desenrolam nessa fábrica. Assim como toda organização possui sua engrenagem para o funcionamento, Monstros S.A também possui a sua. Seu funcionamento é semelhante ao de uma organização com alta produção, seguindo a lógica da linha de montagem.
O objetivo da empresa é captar energia por meio do trabalho dos seus funcionários, que são especializados em assustar crianças. As crianças, ao se assustarem com os monstros, gritam e esse grito é transformado em energia.

Fonte:
LIMA, L. B de; SOUZA, L. A. S. de. Análise do filme “Monstros S.A.”:
As Relações Humanas no Trabalho. 
LEIA TAMBÉM:
MURARI, J. M. F. et al. Monstros S/A: uma análise do filme e de sua relação com os mecanismos de identificação e idealização nas organizações. Disponível em:
https://revistas2.unibh.br/index.php/dcjpg/article/view/1

Ratatouille 

Ratatouille

conta a história do ratinho Remy, que vive com sua colônia no interior da França. Ele é considerado diferente por possuir o olfato e o paladar apuradíssimos e o improvável desejo de se tornar um grande chef. Após chegarem a Paris, Remy se perde da família e encontra o restaurante Gusteau’s, de seu herói culinário. Remy presencia as trapalhadas de Linguini e conserta a sopa que ele havia estragado. Mas é flagrado. A partir disso, os dois mantêm uma relação de amizade e de cooperação, já que Remy consegue exercer seu dom escondido no chapéu de Linguini, que consegue ser reconhecido.

Remy admirava o mundo dos humanos e o poder que temos de inventar e aproveitar a vida. Logo no início do filme ele diz: “Eles (os humanos) têm uma coisa especial. Eles não sobrevivem; eles descobrem, eles criam”. E a parceria entre o rato e Linguini possibilitou a Remy poder usufruir das possibilidades humanas, também criando e descobrindo.
FONTE:
Bettiol, L. W.; Diesel, U. B. A gastronomia e a comunicação: análise do discurso gastronomia a partir do chef Jamie Oliver e do filme Ratatouille. Disponível em: